Obras de saneamento levam água e esgoto a 3,5 mil moradores de comunidade da zona sul de SP
Ter acesso à água tratada e coleta de esgoto está transformando a rotina das famílias da comunidade Portelinha, no bairro do Campo Limpo, na zona sul da capital paulista. A região recebe desde janeiro obras de saneamento básico para impactar a vida de cerca de 3.500 moradores. Com o investimento de R$6 milhões, a previsão é que a nova infraestrutura seja concluída em outubro de 2026.
Os serviços básicos chegam à comunidade após a expansão de investimentos realizados pela Sabesp com a desestatização realizada pelo Governo de São Paulo, que permitiu também que áreas irregulares fossem colocadas pela primeira vez no mapa do saneamento.
O contrato anterior incluía apenas o atendimento em áreas urbanizadas regulares ou em processo de regularização, de modo que as comunidades em situação de vulnerabilidade e as regiões rurais ficavam à margem dos projetos de ampliação do acesso à água e esgoto. Com a antecipação das metas de universalização, foi iniciado em 2025 um censo para mapear essas áreas e avançar na ampliação da estrutura em todo o estado.
LEIA MAIS: 6 mudanças após a desestatização da Sabesp que melhoraram o saneamento básico em São Paulo
Meta de universalização antecipada
Com a desestatização da Sabesp, concluída em 2024, a meta de universalização do saneamento em São Paulo foi antecipada de 2033 para 2029, quatro anos antes do prazo previsto no Marco Legal.
Para isso, estão previstos cerca de R$ 70 bilhões em investimentos até 2029, parte dos R$ 260 bilhões contratados para toda a concessão, que se estende até 2060.
Em 2025, primeiro ano completo sob controle privado, a Sabesp investiu R$ 15,2 bilhões, ante R$ 6,9 bilhões em 2024. Foi o maior aporte anual da história da companhia e representou alta de 120%.
O post Obras de saneamento levam água e esgoto a 3,5 mil moradores de comunidade da zona sul de SP apareceu primeiro em Agência SP.